Gostaria de se tornar um Vlogger ? Podemos dar algumas dicas.

Vamos começar do 0 (zero).

Significado da palavra Vlog : Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.

 

Diferença entre Vlog e VideoCast. 

Os vlogs são espaços de divulgação de vídeos que, normalmente, são produzidos e publicados com uma periodicidade constante (uma ou duas vezes por semana, em norma).  

 

Já os videocasts são conteúdos audiovisuais, produzidos por blogueiros, internautas ou webmasters, e que são produzidos e publicados esporadicamente.

 

Hoje em dia, as pessoa usam o Youtube para postar seus vlogs, pela facilidade e as amplas ferramentas que esse site fornece, uma ótima opção e a mais viável para você que quer começar a fazer conteúdos de vídeos com esse estilo vlogger.

Existem várias categorias na questão vlog, aqui vai uma lista para saber qual rumo ira tomar:

Videoslogs: Quer dar sua opinião ou engajar e motivar pessoas? Quem costuma dar muita opinião sobre vários assuntos também pode optar por fazer um videolog, esse tipo de material é o mais fácil de ser produzido, pedindo uma produção inicial bem menos robusta (dá para fazer até com a câmera do celular ou do notebook) do que a de outros conteúdos em temas para vlogs.

Viagens e experiencias: Esse conteúdo mexe diretamente com as memórias e com os desejos das pessoas, seja pelo objetivo de conhecer o mundo ou apenas descobrir um roteiro com os melhores pratos da cidade.

Resenhas: Esse conteúdo serve para o vlogger dar suas opiniões sobre tal assunto, por exemplo um livro, filme, jogo até eletrônicos mais modernos.Uma celebridade atual (Kéfera) começou seus videos dessa maneira, fazendo resenhas de livros de uma forma bem descontraída.

Vídeos de humor: Com uma grande aceitação do Brasil, o conteúdo humorístico costuma chamar bastante atenção, um exemplo de sucesso nesse ramo é o canal mais conhecido do nosso país (Winderson Nunes) que obteve um grande público com seus videos humorísticos.

Tutoriais: Um conteúdo preferido para mulheres, uma categoria que pode abordar assuntos como maquiagem do dia-a-dia até um look para uma festa. Não só temas como estes mas também pode abordar assuntos como ensinando a fazer um tripé caseiro, existe uma ampla diversidade de temas para escolher, um canal conhecido que se deu muito bem no ramo é o Manual do Mundo. Neste tema quanto melhor a qualidade audiovisual melhor sera o feedback.

Coberturas de eventos: Fazer coberturas de eventos famosos, mesmo sendo da sua casa se encaixa aqui, mas o método mais divertido é ir nos eventos como festas , locais badalados de uma cidade, conte para seus públicos todos os detalhes desse evento e faça entrevistas para ficar mais dinâmico. Um Youtuber que se destacou com coberturas de eventos foi Muca Muriçoca.

Desafios: Um tema que também deu muito certo é os desafios, muito simples, faça desafios, quanto mais pirado o desafio mais chance de views, não é muito aconselhado pois sempre pode acontecer imprevistos. Youtuber que se deu bem nesse tema foi Everson Zoio o famoso Zoio que parece estar muito satisfeito fazendo vídeos de desafios peculiares.

Educacionais: As vídeo aulas, uma ótima opção caso você queira ensinar pessoas, como por exemplo ajuda em vestibulares que aborde matérias para estudo, ou mesmo um curso de algum tipo de matéria ou assunto. Um canal muito bom que se da bem no tema é o Me salva onde se encontra uma variedade grande de vídeo aulas para seus estudos escolares.

Histórias: Algo ótimo caso você queira contar sua histórias, talvez de um roteiro de um filme que você esta planejando a um bom tempo, ou uma historia em quadrinho, histórias de vidas, esse é um tema muito bom para entreter pessoas com suas histórias que sempre teve vontade de contar, em sequencias eletrizantes e sempre deixando um gostinho de quero mais no final.

Receitas: Quer mostrar suas receitas caseiras para as pessoas, ensinar aquele “miojão” que só você sabe fazer, esse tema é ótimo para você que ama cozinhar. Um canal que se deu muito bem nesse ramo foi o canal Ana Maria Brogui com receitas incríveis.

 

Sempre saiba ouvir críticas, isso é uma forma de aprender a ser cada vez melhor.

Dicas para se tornar um vlogger.

Primeiro de tudo, se você esta querendo ser um vlogger pense em algo criativo, algo que não seja entediante, ofensivo ou ilegal. Pegue exemplos com outros vlogger famosos que te deem motivação. Lembrando, seja inovador, não copie!

Segundo, crie um canal no Youtube, caso tenha problemas nessa etapa temos um post já feito no site para te ajudar (Como criar seu canal no Youtube?). Deixe seu canal interessante, crie um nome marcante para ele, não use um nome inteligível pois dificultara a procura de seu canal. Não esqueça de colocar um avatar em seu canal e um banner chamativo.

Terceiro, faça vídeos bons use uma câmera boa/razoável, (uma boa dica é a câmera do celular que hoje em dia gravam com uma resolução boa) e tenha um equipamento de áudio bom, isso faz muita diferença em seus vídeos.

Quarto, poste regularmente, (Tente não passar de mais de dois dias sem postar vídeos) o que você oferece aos seguidores vira padrão deles por isso seja regular nos vídeos.

Quinto, Edite seus vídeos, isso faz muito a diferença em um canal, o Windows já vem com o programa Windows Movie Maker que você pode usar para editar seus vídeos de uma forma simples, e para os produtos da Apple tem o iMovie como editor.

(para usuários de Windows uma ótima escolha é aprender técnicas de edição em programas mais avançados, nada muito difícil, pois Windows Movie Maker é uma ferramenta muito limitada). 

Sexto, comunique-se com seus seguidores, não os ignore isso da uma péssima cara ao seu canal, responder comentários ou ter uma rede social (Facebook, Twitter, Instagram, etc.) para ter uma comunicação com seus inscritos, isso deixa com uma boa impressão sobre você e seu canal.

 

Essas dicas podem ser uteis para você que quer começar seus conteúdos como um vlogger, veja outros posts do site para mais dicas para com seu canal no Youtube.

About The Author

Related Posts