Percebi que um dos meus maiores erros quando comecei foi a questão de ficar nervoso e não saber se comportar diante a ideia de fazer vídeos, pois literalmente quando estiver gravando você vai estar falando sozinho para o computador o que para a sua mãe pode ser um pouco estranho bom pelo menos no início. Notei que quando eu gravava eu fazia ele pelo menos mais de três vezes, pois falava muito rápido, travava, gaguejava dentre outros erros humanos que podem ser resolvidos com pequenos exercícios para que você possa falar claramente.

Isso é normal e não é só no Youtube que ficamos assim e você apresentar problemas de timidez você vai sofrer em outras situações, eu pessoalmente quando tinha que apresentar um trabalho para a turma de escola, isto no primeiro ano do ensino médio ficava extremamente nervoso, falava muito menos do que eu tinha planejado para que o mesmo acabaste rápido, o que consequentemente atrapalhava meu desempenho final e minha nota, na faculdade foi completamente diferente acredito que seja por causa pela criação do meu canal perdendo a vergonha e a timidez. Outras pessoas ficam assim nervosos/sentem receio de falar com muitas pessoas em lugares como por exemplo na igreja, reuniões quando estão interagindo com você, discursos, apresentações dentre outras atividades.

A timidez acontece muitas vezes nos canais amadores e principalmente nos primeiros vídeos, pois você não vai falar para uma pessoa e sim para seu monitor ou para sua televisão como dito anteriormente, para algumas pessoas esse post não vai ser produtivo, pois elas têm seu jeito comunicativo não tendo vergonha e sentindo-se confortável falando com qualquer pessoa seja até mesmo pessoas com uma hierarquia alta, isso varia de pessoa para pessoa. Mas João Vitor como é que eu vou sair dessa situação?  Calma amigão segue abaixo seis dicas de como você melhorar nesta questão:

1-Fazer gameplyas comentadas ao vivo é um método mais fácil de não ficar nervoso e serve como um treinamento, grave todas as vezes que você for jogar falando e conversando, isso ajudara você a perder essa timidez. Importante fazer esta atividade pelo menos uma vez ao dia.

2-Tente gravar seus primeiros vídeos com um colega, tanto pessoalmente, Skype ou outro meio de comunicação por voz, pois você se sentira mais confortável por ter uma certa intimidade com seu amigo (a), deixando o clima mais leve.

3-Não fiquei nervoso, pois quando isto acontece e a pessoa começa a respirar mais rápido, o que vai gerando um sentimento de desespero que consequentemente deixa você falando mais rápido para terminar a ideia sendo desenvolvida da maneira que foi planejada.

4-É muito importante também conhecer o assunto a ser falado, se o vídeo por exemplo for sobre uma análise de um determinado jogo, corra atrás de pesquisas, procure informações da data que ele foi criado, a desenvolvedora, curiosidades, informações e anote-as em um caderno ou bloco de notas de preferência em tópicos com subcategorias, quando você for ler mentalmente é claro, já vai lembrar sobre o que falar, não deixando o vídeo sem fala.

5-Treine no espelho, sim pode parecer um pouco estranho e até um quanto vergonhoso porem você vai perder aquela sensação de que vai estar falando sozinho. Pegue seus tópicos vá para o banheiro e comece a ler, você irá ver aonde está errando e aonde que precisa de melhoras.

6-Tenha foco no que você está falando, não se distraia com coisas que estão acontecendo ao seu redor e principalmente não fique pensando em como você está saindo e/ou outros assuntos, fique relaxado e se sinta confortável não falado de forma rápida, desenvolvendo seus pensamentos e respirando normalmente.

Feito isso, acredito que com esses treinamentos seus vídeos ficarão melhores, pergunte para algum inscrito fixo que acompanha todos os dias seu canal, se eles estão ficando superiores aos primeiros. Lembre no Youtube muitas vezes a gameplay não tem tanta importância e sim o conteúdo trazido para o cliente. Para finalizar gostaria que você assistisse seus vídeos para você perceber como está se saindo, auto avaliação é fundamental, vale lembrar que com o tempo sempre evoluímos seja no que for, erros sempre vão acontecer o importante é não desistir dos nossos sonhos.

 

 

 

About The Author

Olá, tudo bem?

Related Posts